
A neve está deixando a Europa de joelhos. E coitados dos turistas que sonhavam com um Natal no Velho continente: por causa da nevasca, vários voos com destino ao continente foram cancelados por conta do mau tempo no destino final. A TAM teve que cancelar todos os voos para Londres ontem (domingo - 19) e aquele programados para decolar hoje, segunda-feira o mesmo para os voos que deveriam sair da capital britânica.
Também foi cancelado, por causa da neve, o voo JJ 8053, de Paris para Guarulhos, com escala no Galeão. O voo de número 444 da KLM, que também sairia de Paris para o aeroporto Tom Jobim/Galeão, foi cancelado graças à neve na França. A mesma aeronave faria a viagem inversa (Rio de Janeiro-Paris) às 22h25 de ontem, no voo 445, que também foi cancelado.
As nevascas que atingem a Europa levaram ao fechamento de aeroportos ontem, atrapalhando muitas viagens no fim de semana anterior ao Natal. Só na Alemanha, a Fraport - operadora do aeroporto de Frankfurt - afirmou que 470 voos foram cancelados.
O aeroporto de Heathrow, em Londres - o mais movimentado do Reino Unido -, não aceitou pousos neste domingo e afirmou que poucos aviões poderão decolar.As duas pistas ficaram fechadas também durante boa parte do último sábado (18). Cerca de 30 toneladas de neve estão sendo retiradas, mas o gelo tornou perigosa a movimentação dos aviões.
A neve também cobriu o norte da França, atrasando a programação de trens e forçando o cancelamento de voos. Nos aeroportos de Roissy-Charles de Gaulle e Orly, em Paris - onde 700 mil passageiros eram esperados -, um quarto dos voos foi cancelado, e os atrasos neste domingo eram de, em média, uma hora.
Via: R7
Foto: UOL Viagem /EFE